quinta-feira, 12 de julho de 2007

Não vou perder tempo pedindo desculpas pela demora.Vamos em frente...

Decoupage em Latas, Latão, Folha de Flandres, Ferro, Alumínio e Vidros.

Primeiro tudo tem q estar bem limpo. Lave com água e sabão, seque e passe um pano com álcool. Já usei muitos produtos que me faziam gastar mais tinta, outros que estragaram meu trabalho no final. A estrada é longa no que diz respeito a experimentos de produtos.
Então usem sempre Primer Universal, na realidade é um produto para preparar lataria de automóvel para ser pintada. Existem outros para rufos ou metais, esqueçam. Usem PRIMER UNIVERSAL, vocês encontrarão em Ferragens, não custa caro, rende horrores. A cor dele é cinza.
É a base correta para proteger as peças contra ferrugem e, o que é o melhor, ele adere até em plásticos (no caso as tampas de vidros de maionese que a gente esta cansada de usar), o Primer Universal aceita maravilhosamente as tintas pva látex. Normalmente para um bom acabamento são necessárias mais de uma mão do produto que após a secagem pode ser lixado tranquilamente (com uma lixa 400 d’água), ele não interfere na cobertura que a tinta vai dar, ou seja, a tinta poderá ser lixada normalmente, seu trabalho ira ficar acabamento perfeito.
Certifique-se antes de começar a usar se você não tem alergia ao produto, se tem a mão o solvente necessário para limpeza de pinceis, e, por favor, leia TODAS AS INSTRUÇÕES DA LATA.

ATENÇAO, CUIDADO!
Existe, a zilhões de anos, a Base para Artesanato, ela é acrílica a base de água. Ela não é um primer, ou seja, não é um preparador de fundo para metais nem vidros, ela pinta é claro, só que não confere proteção e dificilmente você poderá lixá-la, sai tudo. Estamos falando de Metais e Vidros. Nada contra seu uso serve perfeitamente em outra função, só que tem muito ateliê ensinando a utilizar como Primer para vidros e metais, num primeiro momento poderá funcionar, mas basta um arranhão e sai tudo, mesmo que você passe verniz geral em cima. Com o tempo digo 2, 3 anos a tendência é a decoupage soltar - metal trabalha com o calor e frio (expande e contrai) ele de desprende do fundo e fica entre as camadas de verniz.

Ah! Se alguém ta pensando em zarcão (um preparador de ferro, laranjão), já aviso que no caso do alumínio e dos vidros fica um desastre total, se for trabalhar em ferro ok, use, mas é só. Mesmo em ferro eu ainda prefiro usar o Primer.
Se você ainda tem dúvidas vá numa ferragem e leia a composição química do Primer Universal e depois compare com outros produtos. A escolha sempre será sua, aqui o que coloco são minhas dicas em cima do que faço há muito tempo.

Como aplicar o produto:
Leia como proceder a preparação, eu não diluo, separo o que vou usar e fecho a lata.
No caso dos vidros, sempre com um pincel macio, chato e largo vou pincelando na vertical, do bocal para o fundo (que deve ser pintado também) - por dentro não ein pessoal! Conforme o uso que possa fazer do vidro ,eu não pinto a área da rosca, delimito com uma fita crepe (na falta até durex serve). Se você não vai utilizar a tampa e o vidro for para decoração, esqueça isso.
Nas latas o procedimento é igual, baldes antigos, alumínios, caixas de metal, estas que vem com panettone, e as tampas plásticas por fora ( muito limpinhas e com uma lixadinha com a 400 antes de passar o Primer).

Secagem:
Procure fazer ao ar livre ou perto de uma janela, além de atenuar o cheiro (para quem tem rinite) isto acelera o processo de secagem, Após 6h já é possível lixar levemente com a 400, tirar o pó e dar outra mão de Primer Universal. A peça estará pronta para receber suas técnicas de 24 a 48hs. Respeitem isso.

No mais pintem com suas tintas, lixem, façam decoupagens, texturas, pode tudo e fica liiinduuuu!
Não se esqueçam do verniz para dar acabamento.

Acabamentos:
Nas latinhas decorativas eu uso o Verniz para Concreto Aparente da Suvinil, tiro da lata 1 litro certinho e acrescento 10% de água mineral sem gás, ele não fica grudento, e passo sempre de 3 a 4 demãos.
Em peças que serão utilitárias, como potes para cozinha, uso verniz geral sempre respeitando a parte da rosca (onde vai a tampa).
Existem vernizes que são foscos, dão um efeito diferente, mas sempre teste antes.
Se for usar verniz spray (eu uso da Corfix) , tem que ter cuidado, respeitem as instruções da lata, mas saibam que ele não dá certo em cima de decoupage com guardanapo, o papel “puxa” o verniz e sempre fica um as partes sem brilho. O melhor nos guardanapos é o verniz acrílico mesmo.
Mais uma coisa.

Todas as técnicas que usamos em madeira podem ser usadas nos metais e vidros. Experimentem não irão se arrepender jamais.
Volto a postar na segunda com:
Decoupage de Velas com Guardanapos, Tecidos e Gravuras.(não se preocupem que este já deixei pronto).
O dia dos pais é no próximo mês, então que tal rótulos de cervejas?
Postem para que eu saiba se estão gostando. Bom fim-de-semana.
Mil beijukas!


6 comentários:

Soraya Farias disse...

Olá! está de parabéns pelo seu blog! váaaaarias dicas...rs
Agora gostaria de saber se existe a possibilidade de fazer découpage numa caixa de papel kraft (não chega a ser papelão) e/ou se existe algum material específico...meu e-mail é soraya.farias@gmail.com
bjus

Unknown disse...

Ótimas dicas!!! Agradeço muito por sua atitude de compartilhar seus conhecimentos de forma tão clara!Encontrei aqui muitas respostas para minhas dúvidas. Muito obrigada!

Anônimo disse...

amei suas dicas!!!! Gostaria de saber qual verniz (marca)vc usa pra peças utilitárias?????
Obrigada
email: carlagolono@hotmail.com

Anônimo disse...

Amei...seus comentários...principalmente o decoupage em latas...pois eu já fiz várias pesquisas e muitas me diziam para usar o zarcão ao invés do primer...

Obrigada...

email:graziela_fioretti@hotmail.com

Juliana Szabluk disse...

O melhor blogue de artesanato até agora. Tenho procurado inúmeras coisas na internet há dias pra decorar as diversas latas de neston que tenho aqui e até tenho pensado em fazer decoupage nos meus eletrodomesticos como secadora de roupas e lavadora (num futuro longiquo quando eu conseguir fazer uma latinha direito que seja). Até agora não tinha encontrado nada muito objetivo nas explicações, mas essa do primer foi sensacional... pena que não prosseguiu com a aplicação da tinta, etc.

Minha cozinha foi desenhada sob a estética modernista americana dos anos 40... geladeira redonda e vermelha, fogão igual, armários de lata, pintura automotiva por tudo, etc... como não tenho achado AQUELES potes da vovó de açúcar, sal, etc, pretendo usar minhas latas de neston e de leite desnatado, pois como diariamente e sobre muito. Queria usar imagens de rótulos de produtos da época, como propagandas originais da coca cola, quaker, kellogs, enfim. Queria algumas dicas tuas, se tu puder me ajudar:

1 - impressão de figuras. Até agora não achei um consenso. Alguns dizem que deve ser no papel sulfite ou couche, mas me soa muito estranho, já que são folhas extremamente grossas... Tu já imprimiu alguma vez?

2 - o meu quarto é todo comprado em antiquários, então estou pensando em comprar micro quadrinhos e lotar as paredes com fotos antigas e propagandas das revistas da década de 20 que eu coleciono... decupar as imagens, craquelar, envelhecer, dar algum efeito na moldurinha... tu sabe se é possível decupar e craquelar folhas de revista, sendo tão espessas? me recomenda algum site ou técnica?

3 - desculpa o tamanhão do post, mas sou um zero à esquerda em artes manuais, sempre que tento as coisas ficam horríveis e eu desisto... estou cheia de dúvidas e vi uma luz no fim do túnel com teu blog.
estudo arte e linguagem e trabalho como jornalista e publicitária... o nível de estresse é tanto nestas profissões, que quem me recomendou a prática artística foi meu psicólogo... e infelizmente não tenho tempo ou dinheiro pra fazer cursinhos =/

bom, fiquei impressionada com a linguagem que tu usa nas explicações... queria te parabenizar muitíssimo pela linguagem ótima dos posts. facilita muito tua clareza e objetividade.
beijos!

Celia disse...

Adorei suas dicas mas, quero pintar armários de cozinha q são parecidos com os de lata de fogão. Será q funciona?